
Comportamentos de Crianças do Espectro do Autismo com seus Pares no Contexto de Educação Musical
2015; Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1413-65382115000100007
ISSN1980-5470
AutoresPaulyane Silva do Nascimento, Regina Basso Zanon, Cleonice Alves Bosa, J. P. Nobre, Áureo Déo DeFREITAS JÚNIOR, Simone Souza da Costa Silva,
Tópico(s)Family and Disability Support Research
Resumoo Transtorno do espectro do autismo (TEA) é marcado por prejuízos nas áreas de interação social, comunicação, comportamento e processamento sensorial. Aspectos relacionados a prejuízos no repertório de interação social, bem como estratégias para torná-la mais adequada têm sido amplamente estudados. Dentre estas estratégias, as que utilizam música têm recebido atenção. O presente estudo tem como objetivo investigar os benefícios da educação musical ao desenvolvimento da interação social de crianças com seus pares, focando-se na qualidade e na frequência da apresentação de tais comportamentos. Participaram duas crianças com TEA, com idades de cinco e seis anos, em aulas de percussão em grupo. Os instrumentos utilizados foram a Ficha de dados sociodemográficos e de desenvolvimento, para traçar os perfis dos participantes; e o Protocolo de observação de comportamentos de crianças com TEA com seus pares, para a análise comportamental, durante oito aulas/percussão (240 minutos). Os resultados sugerem que ambos apresentaram tendência ao aumento de iniciativas e respostas espontâneas e à diminuição de comportamentos não funcionais. Verificou-se a ocorrência do uso de estereotipias para tentativas de/e interações, embora esporadicamente. Destacaram-se os papéis do contexto, dos perfis das crianças, e do manejo comportamental por adultos, na promoção de interações.
Referência(s)