Artigo Produção Nacional

O CINEMA E O DECLÍNIO DO SAMURAI: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O HERÓI HOLLYWOODIANO E O NIPÔNICO

2014; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Linguagem: Português

ISSN

2178-3748

Autores

Guilherme Nunes de Souza,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O espectador ocidental ao se deparar com um filme sobre samurais, evidenciados enquanto guerreiros japoneses responsaveis inicialmente pela manutencao da ordem no Japao feudal no seculo XII, conhecidos pela sua bravura, pericia em artes marciais e forte hierarquia social dando, inclusive, a propria vida para salvar seu Daimio, seu senhor, cria, geralmente, certa deturpacao da realidade social dessa camada da populacao niponica. Esse senso comum, muitas vezes, motivado por filmes que tratam desse tema, dependendo da otica escolhida pelo diretor/roteirista pode impor sua visao de mundo acerca dos samurais, constituindo um novo discurso e interpretacao historica que se sobrepoe ao discurso historico tradicional. Para a realizacao deste estudo foram utilizados como objetos de analise dois longas metragens produzidos em um mesmo periodo cinematografico, mas em espacos culturais distintos: O Samurai do Entardecer (2002), filme do japones Yoji Yamada e O Ultimo Samurai (2003) obra hollywoodiana dirigida por Edward Zwick. Evidencia-se nos filmes a preocupacao na ambientacao do espaco fisico e historico, bem como na construcao e no tratamento dado ao heroi. O retrato do seculo XIX e tratado de forma ambivalente nos filmes. O oriental prima por tratar da transicao do fim do Shogunato a instauracao da Era Meiji, enquanto o filme norte-americano opta por ja apresentar a decadencia do samurai no inicio dessa era e o processo acelerado de ocidentalizacao do Japao. Na presente pesquisa, visou-se trabalhar a visao dada aos samurais atraves do cinema realizando-se um estudo comparado entre um filme norte americano e um japones. Nossa opcao foi a de concentrar a analise na constituicao do heroi enquanto agente historico do processo de transformacao social evidenciado nos filmes, analisando os diferentes enfoques dados ao samurai, bem como suas normas de conduta, o espaco historico-social e caracteristicas de constituicao de sua representacao imagetica.

Referência(s)