
Ensino e Pesquisa em Propriedade Intelectual no Brasil
2009; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20396/rbi.v6i2.8648949
ISSN2178-2822
AutoresMaria Beatriz Amorim-Borher, Jorge de Paula Costa Ávila, Ana Célia Castro, Cláudia Chamas, Sérgio Medeiros Paulino de Carvalho,
Tópico(s)Innovation Policy and R&D
ResumoO objetivo do artigo é analisar a recente expansão das atividades de ensino e pesquisa em propriedade intelectual no Brasil. O dinamismo da pesquisa acadêmica brasileira, com crescente inserção internacional pela publicação de artigos em revistas indexadas e pela formação de redes, tem como conseqüência expressiva demanda por profissionais capazes de lidar com o ambiente complexo e multidisciplinar da propriedade intelectual, nos setores governamentais (ministérios, universidades, instituições de pesquisa, agências reguladoras, Judiciário, Legislativo, etc.) e não-governamentais (empresas privadas, ONGs, escritórios de advocacia, etc.). O desafio é formar esses profissionais e possibilitar o desenvolvimento de modelos de interpretação e aplicação da propriedade intelectual compatíveis com economias crescentemente baseadas no desenvolvimento tecnológico. Há evidências do uso crescente da perspectiva interdisciplinar para a análise do tema propriedade intelectual, que é uma abordagem academicamente bastante desafiadora.
Referência(s)