Artigo Revisado por pares

AS CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA GAÚCHA DE SALÃO PARA AS RELAÇÕES ENTRE GÊNEROS A PARTIR DE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

2009; Fédération internationale d'Education physique; Volume: 79; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2412-2688

Autores

Gustavo Machado Teixeira, Morgana Claudia Silva, Alissianny Haman Fogagnoli,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

Observando algumas aulas de Educacao Fisica escolar percebe-se que ha uma grande distância entre a teoria e a pratica, pois na teoria deve-se propiciar uma aula de Educacao Fisica para todos, onde meninos e meninas participem juntos, mas o que se presencia nas aulas de Educacao Fisica sao meninos pra ca e meninas pra la. Desta forma, esta pesquisa busca verificar as contribuicoes da danca gaucha de salao para as relacoes entre generos a partir de aulas de Educacao Fisica aplicadas para alunos do Ensino Fundamental do Colegio Estadual Castelo Branco do municipio de Sao Miguel do Iguacu PR. Este estudo foi realizado atraves de pesquisa pre-experimental, no municipio de Sao Miguel do Iguacu, nas dependencias do Colegio Estadual Castelo Branco, nas aulas de Educacao Fisica de uma turma de 7a serie do turno da manha com 34 alunos. Foi realizada atraves de observacoes antes e depois das aulas praticas de danca e realizacao de entrevistas com os professores da turma, depois da aplicacao das aulas. Foram aplicadas 10 aulas praticas de Educacao Fisica, entre os meses de marco a maio, envolvendo o conteudo danca, sendo aproximadamente, 4 aulas por mes. Os instrumentos que foram utilizados para a coleta de dados sao: entrevista semi estruturada com roteiro nao fixo; fichas de observacao; gravador; fotos; teste piloto. A analise de dados foi de forma qualitativa atraves de analise de conteudo, por meio de categorizacao das respostas. A partir da analise dos dados, podemos concluir que a danca gaucha de salao pode contribuir para uma melhor relacao entre generos na escola, estimulando e promovendo a pratica das dancas do sul e resgatando valores culturais.

Referência(s)