
O CONCEITO DE “MOTRIZES CULTURAIS” APLICADO ÀS PRATICAS PERFORMATIVAS AFRO-BRASILEIRAS
2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Volume: 8; Issue: 16 Linguagem: Inglês
ISSN
2236-9473
Autores Tópico(s)Indigenous Studies in Latin America
ResumoO presente artigo aplica o conceito de “motrizes culturais” as dinâmicas proprias das praticas performativas ou performances culturais afro-brasileiras a partir da analise de tres manifestacoes: o candomble, a umbanda e a capoeira. Dentre estas dinâmicas aponta: 1) a presenca de um trio poderoso e inseparavel, o cantar-dancar-batucar; 2) a concomitância ou alternância do ritual e do jogo; 3) o culto a ancestralidade; 4) a importância dos mestres no processo de transmissao dos saberes e das proprias dinâmicas. e 5) a importância da roda na dinâmica entre performers e performers e espectadores Palavras-chave: Performance afro-brasileira. Performance e religiao afro-brasileira. Praticas performativas afro-brasileiras. ABSTRACT This article applies the concept of matrix to the dynamics of performative practices of Afro-Brazilian cultural performances, analyzing of three major events: candomble, umbanda and capoeira. Among these dynamic it points: 1) the presence of a powerful and inseparable trio, singing-dancing-drumming, 2) concurrent or alternation of ritual and play, 3) the worship of ancestry, and 4) the importance of informal teachers in the process transmission of knowledge and their own dynamics. and finally, 5) the importance of the wheel in the dynamic among performers themselves and spectators. Keywords: Afro-brazilian performance. Performance and afro-brazilian religion. Afro-brazilian performing practices.
Referência(s)