Experimentação com Robótica Educativa no Ensino Médio: ambiente, atividades e resultados

2009; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Inglês

10.5753/cbie.wie.2009.1811-1820

ISSN

2316-6541

Autores

Fabiane Barreto Vavassori Benitti, Adilson Vahldick, Diego Leonardo Urban, Matheus Luan Krueger, Arvid Halma,

Tópico(s)

Teaching and Learning Programming

Resumo

Resumo: A utilizacao da robotica como instrumento de ensino permite aos estudantes desenvolverem a capacidade de elaborar hipoteses, investigar solucoes, estabelecer relacoes e tirar conclusoes. Este artigo apresenta um experimento envolvendo assuntos relacionados com as disciplinas de geografia, matematica e programacao de computadores explorados atraves de atividades com robos. Um ambiente de programacao de robos adaptado para viabilizar o experimento tambem e descrito neste artigo. Algumas consideracoes sao apresentadas a partir de uma oficina de experimentacao realizada com alunos do ensino medio. Abstract: The Robotics as a teaching tool allows students to enhance the capacity to formulating hypotheses, investigating solutions, establishing relations and getting to conclusions. This paper presents an experiment involving issues related to Geography, Mathematics and Computer Programming by activities with robots. A robot programming environment set to make the experiment is also described in this paper. Some considerations are presented from a workshop experience conducted with high school students.

Referência(s)