Recreação e lazer como integrantes dos currículos dos cursos de graduação em educação física

2002; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1981-3171

Autores

Hélder Ferreira Isayama,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O objetivo desta pesquisa consistiu em diagnosticar e analisar os conteudos desenvolvidos nas disciplinas relacionadas a recreacao e ao lazer nos curriculos de cursos de graduacao em Educacao Fisica de Instituicoes de Ensino Superior (IES) publicas e privadas de nosso pais. Os encaminhamentos metodologicos foram baseados na combinacao das pesquisas bibliografica e documental. Alem da revisao de literatura, na pesquisa documental foram analisados programas de disciplinas que tinham, como eixo tematico, a recreacao e o lazer. Para o tratamento dos dados foi utilizada a tecnica de analise do conteudo. A partir das reflexoes estabelecidas foi possivel perceber a falta de clareza quanto ao enfoque utilizado nas disciplinas analisadas. Muitas delas apresentam a ideia de recreacao com enfase na reproducao de atividades diversas, atraves do ensino de uma variedade de jogos e brincadeiras, nao superando a tradicao pratica e com dificuldades de fomentar a sistematizacao de conhecimentos teorico-praticos. O sentido que muitas vezes e atribuido ao lazer esta relacionado a sua consideracao como algo nao serio valvula de escape, fonte de consumo de bens/servicos e meio compensador de frustracoes advindas dos problemas gerados em nossa sociedade. Muitos cursos afirmam em seus objetivos que a recreacao e o lazer constituem um campo de atuacao para o profissional de Educacao Fisica, alem do treinamento desportivo e do ensino escolar. No entanto, fica dificil formar profissionais qualificados para atuar nesse campo se esses conhecimentos sao trabalhados de forma rapida e superficial, em virtude da pequena abertura que tem nesses cursos, em termos de carga horaria, numero de disciplinas, abordagem dentro de outros componentes do curriculo. A discussao realizada auxilia na busca de novas propostas curriculares que possam suscitar um redimensionamento da recreacao e do lazer no interior destes curriculos, superando a tradicao supostamente pratica arraigada e possibilitando um delineamento com mais coerencia dos programas das disciplinas desenvolvidas nesse âmbito. E necessario lidar com esses saberes nao apenas a partir da oferta de disciplinas, mas atraves de uma serie de acoes que possam contribuir com uma formacao solida e que possibilite orientar a formacao e a intervencao profissional com base na perspectiva da animacao sociocultural. Esta perspectiva tem como objetivo a participacao efetiva da populacao, por meio da enfase na auto gestao e na busca de uma formacao mais critica e consciente das pessoas, em suas vivencias de lazer. Alem disso, pode comprometer-se com um projeto transformador de sociedade com a intencao de tomar a realidade mais justa e igualitaria, que respeite as diferencas e crie novas possibilidades de participacao cultural e de democratizacao social. Para que este projeto seja concretizado, e necessario que os curriculos sejam vistos a partir de uma perspectiva cidada, ampliando as chances de que as discussoes presentes em seu interior constituam canais de resistencia, mobilizacao e engajamento politico Abstract

Referência(s)