Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A ABORDAGEM TEXTUAL NO ENSINO DE LATIM

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 29; Issue: 56 Linguagem: Português

10.22456/2238-8915.44143

ISSN

2238-8915

Autores

Giovanna Longo,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

O estudo do latim está essencialmente voltado à aquisição de uma competência receptiva escrita. Por essa razão, o ensino dessa língua antiga deve ter como objetivo principal a formação de leitores. A eficaz compreensão de textos antigos depende de um processo de aprendizagem que passe por três níveis de competência: o nível linguístico, o nível textual e o nível intertextual. Como parte desse encaminhamento metodológico para o ensino de latim, que procura estreitar o distanciamento cultural existente entre o mundo antigo e o contemporâneo, evitando anacronismos na leitura e na interpretação de textos latinos, apresentam-se estratégias que permitem trabalhar com o estudo da gramática sem dissociá-la da leitura de textos autênticos.

Referência(s)