Utilizando Objetos de Aprendizagem no Processo de Ensino e Aprendizagem de Química no Ensino Médio: o Caso dos Óxidos e da Poluição Atmosférica

2006; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2316-6541

Autores

Marlon F. Abreu, Rogério Avellar Cordeiro, Clevi Elena Rapkiewicz,

Tópico(s)

Information Science and Libraries

Resumo

This work discusses the importance and viability of integrating software development and scientific professional staffs in the design of digital educational materials such as Learning Objects (LO). Our LO was created through a process of continuing interaction between staffs to improved its pedagogic goals. The development of the LO was done using Macromedia Flash with Action Script and XML. The scientific theme of our LO was Oxides and their impacts on atmospheric pollution. LO was tested by showing and allowing its use by future chemistry teachers. The goal of t this digital material is to allow the integration and contextualization of information and communication technologies in the teaching-learning pedagogic process to improve learning of Chemistry's more abstract themes Resumo. Este artigo mostra a importância e a viabilidade de integracao de equipe tecnologica e de uma area de dominio quando se pretende disponibilizar material educacional digital no formato de objeto de aprendizagem (OA). Para produzir o OA houve forte integracao das equipes para a concepcao do mesmo enquanto produto. Em seguida, o desenvolvimento em si feito em Macromedia Flash com Action Script e XML. Finalmente, ocorreu analise e uso do OA na formacao de futuros professores de Quimica, alunos de licenciatura em quimica do 7o periodo. O OA abordado permite trabalhar os temas Oxido e Poluicao Atmosferica, mostrando que integrar contextualizacao e tecnologias de informacao e comunicacao no processo de ensino-aprendizagem permite tornar assuntos abstratos da Quimica mais agradaveis. 1. Introducao Atualmente parece lugar-comum afirmar que a utilizacao de computadores na educacao pode ser muito mais diversificada, interessante e desafiadora do que transmitir informacao ao aprendiz. O computador pode ser utilizado para enriquecer ambientes de aprendizagem e auxiliar o aprendiz no processo de construcao do seu conhecimento (VALENTE, 1999). Porem, nem sempre tal lugar-comum se verifica, de fato, nos diversos recursos tecnologicos que podem ser utilizados.

Referência(s)