ENTRE DÉDALO E O TEMPO: UMA LEITURA SEMIÓTICA DAS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS NA POÉTICA BARROCA DE MANOEL DE BARROS
2011; Mato Grosso do Sul; Volume: 4; Issue: 7 Linguagem: Português
ISSN
1983-8018
AutoresGicelma da Fonseca Chacarosqui Torchi,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoNa area dos estudos Semioticos, os desafios impostos pelos textos de carater artistico, especificamente os literarios, sempre mereceram especial destaque. A semiotica da cultura considera o texto como sendo a unidade minima da cultura. As reflexoes aqui desenvolvidas empreendem algumas possibilidades de ponderacoes teoricas centradas na interface entre os textos teatrais e cinematograficos. O objetivo do trabalho e analisar estes elementos, por serem basicos e essenciais e atuarem com diversidade e complexidade na criacao de uma obra artistica no que concerne a estruturacao de suas imagens. Foram ressaltados aspectos relevantes para os estudos semioticos e dos textos literario e sua traducao em outros sistemas de signos que compoem a estrutura do universo cinematografico, com especial atencao aos aspectos semioticos e culturais. Analisamos a possibilidade de traducao intersemiotica do texto dramatico Tristao e Isolda ( Joseph Bedier) para o cinematografico Romance , (Guel Arraes) atraves de procedimentos exclusivamente cinematograficos usados pelo diretor, ou seja, refletimos se o cineasta procurou, em seu sistema de signos, equivalentes para o sistema verbal/dramatico. Num segundo momento, abordamos outros aspectos decisivos na transcriacao, a saber, os aspectos culturais.
Referência(s)