PENSANDO A LICENCIATURA NA UNESP

2011; Volume: 9; Issue: 9/10 Linguagem: Português

10.14572/nuances.v9i9/10.405

ISSN

2236-0441

Autores

Comissão de Estudos De Formação de Professores da UNESP,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O presente texto foi elaborado por Comissão de Estudos de Formação de Professores, instituída por Portaria do Reitor da UNESP (de 6/05/2002), para elaborar documento destinado a: propor sugestões para um perfil geral comum de projeto pedagógico e organização curricular dos cursos de licenciatura da UNESP; assessorar os coordenadores de cursos na elaboração dos projetos pedagógicos e das propostas de organização curricular dos cursos de licenciatura. O documento insiste na necessidade de:- valorizar a trajetória da UNESP na área de formação de professores, construindo projetos político-pedagógicos diferenciados;- preservar a qualidade dos cursos, mantendo sua duração e base teórica sólida;- institucionalizar as relações universidade - escola pública, fomentando real parceria na formação de educadores;- construir uma real integração teoria-prática, articulando as práticas e estágios com todas as disciplinas do curso - quer as de natureza pedagógica, quer as voltadas para conteúdos específicos de modo que as atividades práticas sejam baseadas em reflexões teóricas e intencionalizadas para a formação do docente.- rever normas vigentes na UNESP que impedem a construção de projeto inovadores.

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