PENSANDO A LICENCIATURA NA UNESP
2011; Volume: 9; Issue: 9/10 Linguagem: Português
10.14572/nuances.v9i9/10.405
ISSN2236-0441
AutoresComissão de Estudos De Formação de Professores da UNESP,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente texto foi elaborado por Comissão de Estudos de Formação de Professores, instituída por Portaria do Reitor da UNESP (de 6/05/2002), para elaborar documento destinado a: propor sugestões para um perfil geral comum de projeto pedagógico e organização curricular dos cursos de licenciatura da UNESP; assessorar os coordenadores de cursos na elaboração dos projetos pedagógicos e das propostas de organização curricular dos cursos de licenciatura. O documento insiste na necessidade de:- valorizar a trajetória da UNESP na área de formação de professores, construindo projetos político-pedagógicos diferenciados;- preservar a qualidade dos cursos, mantendo sua duração e base teórica sólida;- institucionalizar as relações universidade - escola pública, fomentando real parceria na formação de educadores;- construir uma real integração teoria-prática, articulando as práticas e estágios com todas as disciplinas do curso - quer as de natureza pedagógica, quer as voltadas para conteúdos específicos de modo que as atividades práticas sejam baseadas em reflexões teóricas e intencionalizadas para a formação do docente.- rever normas vigentes na UNESP que impedem a construção de projeto inovadores.
Referência(s)