Artigo Revisado por pares

TICS E INTERAÇÃO TRANSCULTURAL NO ENSINO DE L2

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; Volume: 7; Linguagem: Português

ISSN

2317-3475

Autores

Kyria Rebeca Finardi, Jackson Reder,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O objetivo deste trabalho e refletir sobre formas de desenvolver a competencia comunicativa na lingua estrangeira (L2) atraves do uso de abordagens hibridas de ensino que incorporem tecnologias da informacao e comunicacao (TICs) como formas de aumentar o contato com a lingua e cultura alvo e desenvolver a autonomia do aprendiz de L2. Para tanto, o estudo descreve um projeto de ensino que utilizou uma metodologia hibrida de ensino de L2 com uso de TICs e que foi aplicada a estudantes do nono ano de uma escola publica em Vila Velha, ES. A metodologia aplicada no projeto de ensino descrito no estudo incorporou o uso de videos, atividades no laboratorio de informatica da escola acessando um curso no laboratorio virtual da Universidade do Oregon (ANVILL), interacao em uma rede social e o uso de um software. Os resultados do projeto de ensino sugerem que abordagens hibridas que incorporam TICs promovem maior motivacao e autonomia no aluno alem de propiciarem o desenvolvimento da competencia comunicativa em L2.

Referência(s)