TICS E INTERAÇÃO TRANSCULTURAL NO ENSINO DE L2
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; Volume: 7; Linguagem: Português
ISSN
2317-3475
AutoresKyria Rebeca Finardi, Jackson Reder,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO objetivo deste trabalho e refletir sobre formas de desenvolver a competencia comunicativa na lingua estrangeira (L2) atraves do uso de abordagens hibridas de ensino que incorporem tecnologias da informacao e comunicacao (TICs) como formas de aumentar o contato com a lingua e cultura alvo e desenvolver a autonomia do aprendiz de L2. Para tanto, o estudo descreve um projeto de ensino que utilizou uma metodologia hibrida de ensino de L2 com uso de TICs e que foi aplicada a estudantes do nono ano de uma escola publica em Vila Velha, ES. A metodologia aplicada no projeto de ensino descrito no estudo incorporou o uso de videos, atividades no laboratorio de informatica da escola acessando um curso no laboratorio virtual da Universidade do Oregon (ANVILL), interacao em uma rede social e o uso de um software. Os resultados do projeto de ensino sugerem que abordagens hibridas que incorporam TICs promovem maior motivacao e autonomia no aluno alem de propiciarem o desenvolvimento da competencia comunicativa em L2.
Referência(s)