Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Dos livros ao cinema: uma reflexão a partir da literatura fantástica sobre aspectos educativos encontrados na Saga Harry Potter

2011; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português

10.30681/reps.v2i3.9087

ISSN

2236-3165

Autores

Germária Cybelle Bezerra Nogueira,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Entre todas as características propostas pela educação, a leitura faz parte fundamental para o entendimento e compreensão do mundo no qual estamos vivendo, ou contemplando a existência de nossas vidas. Mas em grande parte, principalmente após a realização dos eventos da Sétima Arte aonde transferem obras literárias para imagens em movimento que se fundamentam em conceitos filosóficos e contemplando teorias que tendem a fortalecer o uso e as comparações sobre o conflito ideológico existente entre universo literário e a gama do envolvimento fictício de cada obra. Assim sendo, o objetivo deste artigo é verificar através da Narrativa de Ficção, o que há de atrativo para os jovens neste tipo de Gênero? E assim, verificar os fatos apontados, por exemplo, que em uma leitura realizada em Harry Potter pode desenvolver no leitor uma busca interior do papel social de um individuo. No contexto da Sétima Arte o papel já passa a ser visto como introdução de um mundo mágico, construído em contos e lendas necessário para conhecer o verdadeiro universo do personagem, onde a amizade prevalece como papel principal ao aprendizado do aluno.Palavras-chave: ficção; literatura; cinema; Harry Potter.

Referência(s)