Artigo Revisado por pares

A escrita dos jovens e adultos da EJA da Escola Padre Chagas, em Santa Inês Maranhão: a possibilidade de organização do texto pela noção de gênero textual

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Linguagem: Português

ISSN

2358-4319

Autores

Elinaldo Quaresma,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Esta dissertacao tem por objetivo analisar praticas de escritas efetivadas a partir do uso dos generos textuais diversos, pelos alunos da Educacao de Jovens e Adultos, da escola estadual Padre Chagas, em Santa Ines, Maranhao. Assumindo que as concepcoes de producao escrita desses alunos sao construcoes que se dao no processo historico - cultural da comunidade, mediadas pela linguagem, essa dissertacao busca na producao escrita dos alunos desta modalidade de ensino os sentidos atribuidos ao texto e a sua construcao. Para isso, este estudo fundamenta-se teoricamente na concepcao de que, por meio do texto, o usuario da lingua desenvolve a sua capacidade de organizar o pensamento/conhecimento e de transmitir ideias, informacoes, opinioes em situacoes comunicativas diversas, tendo como contribuicoes o pensamento de Bagno, Marcuschi, Bakhtin, Dionisio, dentre outros. Alem desses, constituem-se como interlocutores autores que abordam especifi camente o processo historico da EJA como politica educacional: Freire, Paiva, Galvao e Soares e outros. A pesquisa, de natureza qualitativa, orientou os procedimentos de trabalho e as analises desenvolvidas sobre o material empirico produzido nas entrevistas e nas praticas de sala de aula, cujos sujeitos foram a professora responsavel pela sala de aula pesquisada e trinta alunos da Educacao de Jovens e Adultos, que cursam o Ensino Medio, na Escola publica estadual Padre Chagas. Para isso, adotamos como procedimento para a coleta de material o uso de questionarios, entrevistas e praticas de producao escrita na sala de aula a fi m de que pudessemos ter o maximo de informacoes sobre o objeto da pesquisa, que envolve a producao escrita dos alunos. A partir da analise, foi possivel constatar o grande numero de difi culdades dos alunos na hora de produzir um texto escrito ou reconhecer determinado genero textual. Embora haja a tentativa de um trabalho pedagogico inovador por meio dos generos textuais, o que prevalece e o desenvolvimento de um trabalho como reconhecimento de que o texto e um produto historico-cultural e assim deve ser trabalhado. Palavras-chave: Educacao de Jovens e Adultos. Generos textuais. Escrita.

Referência(s)