Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

MUNDUS - Um MMOG para instigar o conhecimento

2011; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.21933

ISSN

1679-1916

Autores

Elisa Boff, Rafael Busetti,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O uso de jogos na educação deve, além de atentar para o conteúdo e as estratégias pedagógicas, de questões lúdicas, de envolvimento, motivação e de interatividade. Este artigo apresenta a relação entre os ambientes de aprendizagem e os jogos educativos. O projeto do jogo MUNDUS, um MMOG (Massively Multiplayer Online Game), envolveu pesquisa de campo com alunos e professores, preocupação com a usabilidade do sistema, com as estratégias pedagógicas e com a flexibilidade de manutenção do conteúdo. A implementação do jogo é baseada em técnicas que levam a robustez e eficiência, bem como a apresentação aos usuários (aluno e professor) de três perfis de interface, a saber, o painel gerencial, a interface cliente (jogo) e o servidor que recebe as requisições do cliente.

Referência(s)
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