Ainda há diferença no serviço de bordo entre empresas aéreas brasileiras
2011; SciELO; Volume: 5; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/jv5n4p6
ISSN2238-1031
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoResumo Este estudo investiga como a qualidade do servico de bordo de empresas nacionais mudou ao longo de 10 anos atraves da analise dos custos em catering. Os passageiros, acostumados aos anos de glamour da aviacao, se depararam ao longo dos ultimos dez anos com uma perceptivel deterioracao dos servicos de bordo no Brasil e no mundo e, em alguns casos, com introducao de precificacao. O estudo utiliza analise de painel de dados proveniente dos anuarios produzidos pela Agencia Nacional de Aviacao Civil. Os principais fatores que influenciam os custos desse servico sao levantados e analisados com base em caracteristicas economicas do transporte aereo. Alem disso, o estudo desenvolve um modelo econometrico com o objetivo de previsao dos custos de catering para os proximos anos. O estudo mostra forte tendencia de queda nesses custos, juntamente com a convergencia de valores gastos entre as companhias aereas, especialmente dentre as empresas que se destacaram por um servico de bordo diferenciado. Abstract This study investigates how Brazilian airlines’ quality of in-flight has changed along 10 years through an analysis of catering costs. Passengers, used to the aviation’s golden years, have faced lately reduced and, in some cases, charged in-flight service. The study analyzes panel data of Yearbooks developed by Brazilian National Aviation Agency. The main factors influencing these costs are pinpointed and analyzed in light of economical characteristics of air transport scenario. Furthermore, this study shows an econometric model to forecast cost for next years. This work shows a strong tendency of decreasing of catering costs, along with convergence of spent values among the airlines, especially the ones which were known by their differentiated in-flight service.
Referência(s)