Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE DE ENFERMAGEM E OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM

2015; Volume: 8; Issue: 15 Linguagem: Português

10.55777/rea.v8i15.1026

ISSN

1988-8996

Autores

Michelle Barboza Jacondino, Denise Nascimento Silveira, Caroline Lemos Martins, Valéria Cristina Christello Coimbra,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

Objetivou-se descrever a compreensão dos discentes de enfermagem acerca do seu processo de ensino-aprendizagem em uma Instituição de Ensino Superior do Sul do Brasil e comentar sobre os estilos de aprendizagem desenvolvidos no processo. Estudo qualitativo, realizado por meio de questionário aberto autoaplicado, com nove acadêmicos do curso de graduação em enfermagem. Os dados obtidos foram submetidos à análise temática e apresentaram três temas: Metodologia ativa: um instrumento de trans(form-ação); a realidade social como inovação curricular e Facilitador: parceiro no processo de ensino-aprendizagem. Para interpretação dos dados utilizou-se como referencial teórico Paulo Freire e outros autores que discutem o assunto. Os acadêmicos expressam a compreensão de um processo de ensino-aprendizagem diferenciado, libertador e que possibilita uma visão ampliada de cuidado em enfermagem com os usuários do sistema único de saúde. Os estudantes reconhecem a importância da sua participação no processo de ensino-aprendizagem e ocupam uma atividade protagonista, ativa e articuladora, o que os torna mais críticos e reflexivos sobre o trabalho na enfermagem.

Referência(s)