
Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias: uma abordagem pedagógica contemporânea
2014; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 21; Issue: 35 Linguagem: Português
10.11606/issn.2317-2762.v21i35p78-97
ISSN2317-2762
AutoresMaycon Sedrez, Gabriela Celani,
Tópico(s)Architecture, Art, Education
ResumoA adoção de novas tecnologias no processo de projeto tem desempenhado um papel fundamental na Arquitetura contemporânea. Isso tem instigado os professores a buscar conhecer os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem de projeto. Este artigo é um estudo de caso da disciplina Responsive Architecture, lecionada pela arquiteta Anne Save de Beaurecueil na Unicamp. A disciplina inclui uma intensa utilização de meios computacionais de geração, representação e modelagem do projeto. O objetivo deste artigo é descrever o método utilizado nessa disciplina, a partir da observação das atividades, contextualizando-o no cenário das novas práticas arquitetônicas e de seu impacto no ensino, em escolas de excelência internacional. Por fim, verificam-se similaridades do método para inclusão de novas tecnologias com práticas pedagógicas atuais no ensino de Arquitetura.
Referência(s)