Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Inovações no varejo alimentar: uma análise das estratégias de entrada e de crescimento do Carrefour e Walmart no mercado brasileiro

2010; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20396/rbi.v9i1.8648996

ISSN

2178-2822

Autores

Roberto Minadeo,

Tópico(s)

Digital Platforms and Economics

Resumo

A inovação na área de serviços é mais difícil do que no setor industrial. Em 2006, a Walmart no Brasil ultrapassou o Carrefour, assumindo a segunda colocação no ranking do varejo alimentar do país. A Walmart, pioneira no uso da TI e em vários aspectos da logística no varejo, ingressou no Brasil em 1995; após o aprendizado inicial, empreendeu um programa de crescimento com a abertura de novas lojas e a aquisição de outras redes. Enquanto isso, o Carrefour, que ingressou vinte anos antes, atingiu a liderança em 1990 apenas criando hipermercados, formato em que foi pioneiro na Europa, e iniciou um processo de entrada no varejo de vizinhança, com a aquisição de diversas redes locais, porém com resultados duvidosos. Em 2007, o Carrefour adquiriu a rede Atacadão, retomando a liderança. O artigo analisa as inovações, as estratégias de entrada e de crescimento das duas empresas, e a aquisição do Atacadão.

Referência(s)