Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Território no mundo A’uwe Xavante

2011; Couffy-sur-Sarsonne; Volume: 11; Linguagem: Português

10.4000/confins.6888

ISSN

1958-9212

Autores

Maria Lúcia Cereda Gomide,

Tópico(s)

Agriculture and Rural Development Research

Resumo

Este artigo tem objetivo de discutir a concepção de território e de territorialidade do povo A’uwe Xavante. O recorte geográfico desta pesquisa são as terras indígenas Xavante no leste do Mato Grosso, este povo, conta com população atual em torno de 14.000 pessoas, sendo distribuídas em nove Terras Indígenas (TI) Sangradouro, São Marcos, Areões, Pimentel Barbosa. Parabubure, Chão Preto, Ubawawe, Marechal Rondon, Marãiwatsede. Marca histórica desse povo são as migrações pelos cerrados do centro-oeste, onde buscaram viver sem o contato com a sociedade envolvente, no entanto, com a ocupação da região pelo Estado brasileiro, principalmente com a ‘marcha para o oeste’ na década de 1930, faz com que o território indígena seja invadido e cercado, gerando sérios conflitos, o que levou à demarcação das terras indígenas Xavante nos anos 1970.Entende-se que a reprodução física e cultural dos povos indígenas em seus territórios, em grande parte está condicionada à demarcação de territórios indígenas, que considere a territorialidade e o modo de vida indígena. No entanto não foi o caso do território Xavante. A demarcação do território indígena Xavante em diversas terras indígenas ilhadas e, portanto, separadas entre si, causou inúmeros conflitos socioambientais alterando seu modo de vida. Reconstruir o território indígena que foi erroneamente e intencionalmente fragmentado e demarcado em ilhas é um grande desafio político para o povo Xavante. O território indígena compreende as relações de apropriação do espaço que possui diversas dimensões como política, cultural, simbólica, e cosmológica de um determinado povo indígena. Por outro lado, Terra indígena é uma categoria produzida no processo político-jurídico do Estado. Assim, a partir do contato entre os povos indígenas e a sociedade envolvente, há um conflito, pois existem distintas lógicas espaciais em confronto.

Referência(s)