
TEORIAS DA ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA: DILEMAS E DESAFIOS NO ENSINO MÉDIO
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/1983-21172010120302
ISSN1983-2117
AutoresPaulo Roberto de Araújo Porto, Eliane Brígida Morais Falcão,
Tópico(s)Animal and Plant Science Education
ResumoNeste trabalho foram analisadas as representações sociais de um grupo de estudantes do Ensino Médio de uma escola confessional católi ca sobre a origem dos seres vivos, com destaque para o surgimento do homem e da mulher. No estudo, utilizou-se a metodologia do discurso do sujeito coletivo (DSC). Os resultados obtidos mostraram que o grupo investigado tem fortes características religiosas, mas com abertura para as explicações científicas. Seus discursos, ao revelarem influências religiosas, não indicaram que estas eram obstáculos à apreensão dos conteudos ensi nados no âmbito das ciências. Mostraram, antes, sinais de deficiência na abordagem escolar do tema. Nas representações sociais dos estudantes, as influências familiares apareceram como mais relevantes do que aquelas provenientes de atividades escolares.
Referência(s)