Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Antropofagia cultural brasileira e educação – contribuições ecologistas para uma pedagogia da “devoração”

2008; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.19177/prppge.v1e1200820-41

ISSN

2179-2534

Autores

Valdo Barcelos, Ivete Souza da Silva,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este texto é o resultado de uma pesquisa sobre as contribuições da Antropofagia Cultural Brasileira, na sua vertente pós-Semana de Arte Moderna de 1922, para a formação de professores (as) em geral e em educação ambiental (EA), em particular. Esta pesquisa se desenvolve há cerca de quatro anos e tem financiamento pela CAPES e pelo CNPq. Na formação de professores (as), em EA, saberes e experiências são um repertório que não pode ser desconsiderado. Na formação de professores não podemos nos basear apenas na transmissão de conhecimentos e de técnicas. Procuramos demonstrar no texto que as idéias que orientaram o pensamento antropofágico constituem-se num chamamento no sentido de mostrar que o processo educativo precisa buscar novos interlocutores. Não é mais aceitável que continuemos repetindo normas, regras e importando modelos sem fazer a sua devida devoração. A antropofagia cultural e a EA têm, ambas, na sua origem, esse compromisso: dialogar com o (a) outro(a) sem, no entanto, abrir mão do seu eu.

Referência(s)