Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

DIVERSIFICANDO O ENSINO DE GEOMETRIA COM APOIO DE ORIGAMIS: Uma proposta metodológica para 7ª série do ensino fundamental

2011; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.25147

ISSN

1679-1916

Autores

Graziele Rancan, Lúcia Maria Martins Giraffa,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma proposta metodológica para diversificar o ensino de Geometria Plana e Espacial, na 7ª série do Ensino Fundamental, com base no uso da técnica de dobradura de papeis (Origami) e o uso de um Blog como elemento de extensão às atividades presenciais. A proposta metodológica se fundamenta na criação de atividades utilizando materiais concretos e atividades complementares disponibilizadas no Blog, apresentando uma abordagem diversa da tradicional, na qual se propõem o estudo de elementos do espaço bidimensional a partir da observação do espaço tridimensional. Os resultados obtidos com esta investigação indicaram que a criação de propostas metodológicas que incluam os recursos de comunicação utilizados por esta geração digital, associados a materiais concretos, facilitam o entendimento e o estudo dos alunos, além de auxiliarem na e aproximarem a melhorar a comunicação da turma entre si e com o professor. A investigação foi desenvolvida na dissertação de mestrado da primeira autora e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS (Porto Alegre, Brasil).

Referência(s)
Altmetric
PlumX