Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A vídeo-análise como recurso voltado ao ensino de física experimental: um exemplo de aplicação na mecânica

2015; National University of Central Buenos Aires; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.54343/reiec.v6i1.67

ISSN

1850-6666

Autores

Lúcia Irala Leitao, Pedro Fernando Dorneles Teixeira, Fábio Saraiva da Rocha,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Apresentamos aspectos básicos da técnica de vídeo-análise e discutimos algumas de suaspossibilidades na perspectiva de uso como ferramenta de apoio didático, voltada ao ensino demovimentos clássicos em física experimental. Trata-se de um recurso instrucional que não envolvegrandes investimentos financeiros, pois, além de um computador, precisamos somente de umequipamento para a captura de imagem, que pode ser uma câmera digital, um aparelho celular comcâmera de vídeo ou mesmo uma simples "web cam". É necessário também um programacomputacional onde operamos a análise do vídeo, permitindo trabalhar uma sequência de imagenspara conhecer a posição de um objeto em cada instante de tempo. Apresentamos também umresumo dos resultados de uma experiência didática onde foi usado o recurso da vídeo-análise emsala de aula com estudantes da disciplina de Laboratório de Física II oferecida aos diversos cursosde Engenharia e Licenciatura em Física do Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa(UNIPAMPA). Verificou-se que a vídeo-análise foi recebida com interesse e motivação pelosalunos e contribuiu para um bom entendimento sobre as bases físicas contidas no estudo domovimento oscilatório executado por um pêndulo físico. Os resultados apontam que é possívelutilizar a vídeo-análise como ferramenta facilitadora no ensino da física experimental, porémnecessitamos de mais pesquisas que firmem uma direção a ser seguida para consolidar estaalternativa didática

Referência(s)