
O TRABALHO DOCENTE EM FRANCÊS LÍNGUA/CULTURA ESTRANGEIRA NA SALA DE AULA
2014; Uniabeu; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2177-6288
AutoresNilsineia da Costa Simões, José Carlos Chaves da Cunha,
Tópico(s)Historical Linguistics and Language Studies
ResumoRESUMO: Este trabalho – assentado nos aportes teoricos do Quadro Europeu Comum de Referencia para as Linguas e de autores como Puren, Coste, Berard, Rosen – apresenta resultados de uma pesquisa que, por meio de observacao de aulas e de entrevistas, estudou as praticas de professores de frances lingua/cultura estrangeira do sistema publico de ensino de Belem-PA a luz da perspectiva acional e procurou avaliar em que medida o trabalho dos professores observados estava ou nao favorecendo o uso dessa lingua. Os resultados evidenciam, entre outras coisas, que as praticas docentes ainda sao bastante influenciadas pela metodologia tradicional e que as atividades de sala de aula nao tem levado os aprendentes a utilizarem a lingua francesa em situacoes reais da vida social.
Referência(s)