Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Educação CTS em Perspectiva Discursiva: Contribuições dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia

2010; National University of Quilmes; Volume: 16; Issue: 31 Linguagem: Português

10.48160/18517072re31.317

ISSN

1851-7072

Autores

Irlan von Linsingen, Suzani Cassiani,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

E interesse da educacao CTS, criar as condicoes para uma participacao social aceitavel nos processos de tomada de decisao. Em outros termos, criar as condicoes para a transmissao de poder social aos cidadaos em geral. Espera-se que um adequado programa educacional seja capaz de promover o desenvolvimento de capacidades cognitivas especialmente orientadas para uma mudanca de visao quanto a natureza do fenomeno cientifico-tecnologico e de seus produtos, favorecendo a transformacao social. Essa atraente expectativa da educacao cts pode, entretanto, produzir interacoes significantes e imediatas com sentidos dominantes de ciencia, tecnologia e das suas relacoes com o social, provocando efeitos de sentidos que podem ser melhor apreciados desde uma perspectiva semiologica. A preocupacao com o funcionamento da linguagem na educacao cientifica e tecnologica tem nos levado a percorrer caminhos que procuram, sobretudo, desfazer essa ilusao da transparencia da linguagem. Tomando como referencia a analise de discurso francesa (ADF ), apresentamos nesse artigo uma reflexao sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do Grupo Discursos da Ciencia e da Tecnologia na Educacao, no qual privilegiamos discussoes sobre a nocao de discurso e realizamos aprofundamentos acerca dos sentidos construidos sobre as relacoes CTS

Referência(s)