
Educação CTS em Perspectiva Discursiva: Contribuições dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia
2010; National University of Quilmes; Volume: 16; Issue: 31 Linguagem: Português
10.48160/18517072re31.317
ISSN1851-7072
AutoresIrlan von Linsingen, Suzani Cassiani,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoE interesse da educacao CTS, criar as condicoes para uma participacao social aceitavel nos processos de tomada de decisao. Em outros termos, criar as condicoes para a transmissao de poder social aos cidadaos em geral. Espera-se que um adequado programa educacional seja capaz de promover o desenvolvimento de capacidades cognitivas especialmente orientadas para uma mudanca de visao quanto a natureza do fenomeno cientifico-tecnologico e de seus produtos, favorecendo a transformacao social. Essa atraente expectativa da educacao cts pode, entretanto, produzir interacoes significantes e imediatas com sentidos dominantes de ciencia, tecnologia e das suas relacoes com o social, provocando efeitos de sentidos que podem ser melhor apreciados desde uma perspectiva semiologica. A preocupacao com o funcionamento da linguagem na educacao cientifica e tecnologica tem nos levado a percorrer caminhos que procuram, sobretudo, desfazer essa ilusao da transparencia da linguagem. Tomando como referencia a analise de discurso francesa (ADF ), apresentamos nesse artigo uma reflexao sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do Grupo Discursos da Ciencia e da Tecnologia na Educacao, no qual privilegiamos discussoes sobre a nocao de discurso e realizamos aprofundamentos acerca dos sentidos construidos sobre as relacoes CTS
Referência(s)