Artigo Revisado por pares

História e historiadores da música popular no Brasil

2007; University of Texas Press; Volume: 28; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1353/lat.2007.0029

ISSN

1536-0199

Autores

José Geraldo Vinci de Moraes,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Esse artigo pretende examinar de modo crítico o conjunto das obras de autores como Vagalume, Alexandre Gonçalves Pinto, Orestes Barbosa, Mariza Lira, Edigar de Alencar, Jota Efegê, Almirante e Lúcio Rangel como a "primeira geração de historiadores da moderna música urbana." Essa geração, nascida na passagem dos séculos XIX e XX, além dos registros da memória e dos eventos culturais, também reuniu, organizou, compilou, arquivou e, sobretudo, "inventou uma tradição" na nossa cultura/música popular que permanece viva e é difundida até hoje. Na realidade, eles tornaram-se seus únicos historiadores, pois, na época, tanto para os historiadores de ofício como para os intelectuais preocupados com a preservação e difusão da cultura nacional, a música popular urbana não tinha nenhuma relevância cultural ou social.

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