Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ideologia de Jehan de Murs

1990; Programa de Pós-graduação em Música (USP); Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/rm.v1i2.55004

ISSN

2238-7625

Autores

Lorenzo Mammì,

Tópico(s)

Musicology and Musical Analysis

Resumo

Dos primeiros sinais de rítmica modal às complexas combinações do moteto isorrítmico transcorre pouco mais de um século. Nesse período relativamente breve nasce e amadurece a idéia de um sistema completo e perfeitamente definido de durações, independente do texto, da liturgia ou da dança - o tempo musical como o entendemos ainda hoje, elemento da composição e função da sua forma, valor estético. O tratado Notitia Artis Musicae de Jehan de Murs, que será examinado aqui, já pertence à fase culminante desse processo, à Ars Nova. Procurarei lê-lo em seus aspectos ideológicos, mais do que técnicos, tentando decifrar, por meio dele, as concepções do tempo, da arte e da composição musical que fundamentaram a revolução arsnovista. Antes de enfrentar o texto, porém, será necessário fixar alguns pontos de referência, que permitam situá-lo na cultura e na sociedade do final da Idade Média.

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