
Os efeitos da política de avaliação da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nos Programas de Pós-graduação.
2013; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Issue: 30 Linguagem: Português
10.5585/eccos.n30.3704
ISSN1983-9278
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo é resultante de uma pesquisa em nível de doutorado que teve como objetivo investigar os efeitos da avaliação realizada pela Capes, nos Programas de Pós-graduação. Problematizou-se a influência dos critérios de avaliação da Capes nos processos de produção do conhecimento no campo epistemológico, tendo como aporte teórico o conceito de “campo” de Bourdieu. Para análise, foi realizado estudo de caso múltiplo em três Programas de Pós-graduação em Teologia com conceitos iguais ou superiores a cinco e que ofereciam cursos de mestrado e doutorado reconhecidos pelas suas igrejas – católica ou protestante –, em período anterior à inserção no sistema Capes. A metodologia envolveu entrevistas e coleta de dados em documentos disponibilizados pela Capes e pelos PPGTs. Os resultados da pesquisa apontam que a inserção no sistema Capes de avaliação e fomento exigiu dos PPGTs mudanças estruturais e epistemológicas.
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