Artigo Produção Nacional

“CARAS E NOMES” DA “ELITE POLÍTICA” DOS MUNICÍPIOS MARANHENSES

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Linguagem: Espanhol

ISSN

2178-2229

Autores

Caio Bastos Rodrigues, Igor Gastal Grill,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A analise prosopografica de 97 prefeitos do interior maranhense, partindo da analise da revista e no periodo de novembro de 2009 a agosto de 2010 (do numero 1 ao numero 10). Constituiu-se um banco de dados com informacoes sobre as origens sociais, carreira politica e recursos (materiais e simbolicos) apresentados nas materias da revista que retratavam os perfis de prefeitos maranhenses. Foram realizadas ainda entrevista com a diretora-chefa e proprietaria da revista e e observacao do funcionamento do veiculo de comunicacao. A investigacao centrou-se, entao, nas estrategias tanto de auto-apresentacao dos prefeitos por meio das materias publicadas na revista quanto de demarcacao do periodico como instrumento de marketing politico e espaco de divulgacao de imagens de liderancas municipais. Destaca-se, para os prefeitos, a ativacao de trunfos como relacoes de parentesco entre politicos, titulos escolares e profissionais, bem como percursos politicos apresentados como extraordinarios e bem sucedidos. No que tange a revista, ressalta-se sua forte ligacao comercial com o mundo da politica e sua atuacao nas disputas faccionais, pois atua como espaco de divulgacao de um tipo de imagem de profissional da politica, de posicionamentos nas clivagens mais amplas, de aliancas e de vinculos entre agentes situados em distintas posicoes na hierarquia politica. Palavras-chave: Elites. Recursos. Prosopografia. Midia. Imagens. CARAS E NOMES OF THE POLITICAL ELITES IN THE CITIES OF MARANHAO STATE Abstract: The research presented here is based on the prosopographical analysis of 97 mayors from rural cities the state of Maranhao. The research is based on the analysis of the magazine 'Caras e Nomes' covering the period of November 2009 through August 2010 (issues 1-10). The analysis was gathered from a database that contained information about the social origins, political careers and resources (material and symbolic) presented the magazine's articles that featured the profiles of mayors from Maranhao. The information included an interview with the owner and director of 'Caras e Nomes' as well as an in-loco observation of the operation of the communication medium. The investigation focused on two strategies: self-presentation by the mayors through marketing articles and space dissemination of municipal leadership images. It highlights the mayoral assets such as the relationships among political families, academics and professional titles and political trajectories presented as extraordinary and successful. Regarding to the magazine, it emphasizes its strong commercial links with the world of politics and its role the factional disputes, because it acts as a space for dissemination of a type of image of professional politics, positions the wider divisions, alliances and the links between agents located different spots on the political hierarchy. Keywords: Elite. Resources. Prosopografy. Media. Images. CARAS E NOMES DE LAS ELITES POLITICAS DE LOS MUNICIPIOS DE MARANHAO Resumen: En la investigacion que aqui se presenta se llevo a cabo el analisis prosopografico de 97 alcaldes del estado de Maranhao, con base em un analisis de la revista Caras e Nomes en el periodo noviember 2009-agosto 2010 (desde el numero 1 hasta el numero 10). Consistio en una base de datos con informacion acerca de los origenes sociales, la carrera politica y los recursos (materiales y simbolicos) que se presentan em los articulos de la revista que mostraban el perfil de los alcaldes de Maranhao. Tambien se efectuaron uma entrevista con el director-jefe y propietario de la revista Caras e Nomes y la observacion in loco en el sitio de funcionamiento Del vehiculo de comunicacion. La investigacion se centro, entonces, tanto en las estrategias de auto-presentacion de los alcaldes a traves de los materiales publicados en la revista y la demarcacion de la revista como una herramienta de marketing en el espacio para revelacion de las imagenes de los lideres municipales. Se destaca para los alcaldes, la activacion de los bienes, como las relaciones familiares entre politicos, los titulos academicos y profesionales, asi como el perfil politico tal como se muestra extraordinario y exitoso. En cuanto a la revista, se hace hincapie en sus vinculos comerciales fuertes con el mundo de la politica y su papel en las disputas entre facciones, ya que actua como un espacio para la difusion de un tipo de imagen del politico profesional, las posiciones en las divisiones mas amplias, alianzas y vinculos entre los agentes ubicados en diferentes posiciones en la jerarquia politica. Palabras clave: Elites. Recursos. Prosopografia. Medios de comunicacion. Imagenes.

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