Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A imagem fotográfica do cotidiano: significado e informação no jornalismo

2011; Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.25200/bjr.v7n1.2011.285

ISSN

1981-9854

Autores

Atílio Avancini,

Tópico(s)

Visual Culture and Art Theory

Resumo

O fundamento teórico deste artigo são os princípios conceituais dos franceses Philippe Dubois (baseado no livro O Ato Fotográfico), Roland Barthes (livro A Câmara Clara) e Henri Cartier-Bresson (texto O Instante Decisivo). Seus textos de leitura são referência para o objetivo de proporcionar uma compreensão dos significados das fotografias na narrativa jornalística. É um debate crítico sobre a presença da imagem fotográfica no jornalismo, reorganizando conhecimentos diante da fragilidade conceitual, que passa a fotografia digital como documento e informação. Uma das ideias a ser considerada se vincula na hipótese de que hoje, na reconfiguração dos estudos fotográficos do cotidiano urbano (crise de identidade gerada pela tecnologia digital), o sentido se faz mais importante do que a imagem pela imagem.

Referência(s)