
A imagem fotográfica do cotidiano: significado e informação no jornalismo
2011; Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.25200/bjr.v7n1.2011.285
ISSN1981-9854
Autores Tópico(s)Visual Culture and Art Theory
ResumoO fundamento teórico deste artigo são os princípios conceituais dos franceses Philippe Dubois (baseado no livro O Ato Fotográfico), Roland Barthes (livro A Câmara Clara) e Henri Cartier-Bresson (texto O Instante Decisivo). Seus textos de leitura são referência para o objetivo de proporcionar uma compreensão dos significados das fotografias na narrativa jornalística. É um debate crítico sobre a presença da imagem fotográfica no jornalismo, reorganizando conhecimentos diante da fragilidade conceitual, que passa a fotografia digital como documento e informação. Uma das ideias a ser considerada se vincula na hipótese de que hoje, na reconfiguração dos estudos fotográficos do cotidiano urbano (crise de identidade gerada pela tecnologia digital), o sentido se faz mais importante do que a imagem pela imagem.
Referência(s)