
DESAFIOS DA PROFISSÃO E PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ARTES VISUAIS E MATEMÁTICA
2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i2.142
ISSN2178-8359
AutoresGildo Volpato, Édina Regina Baumer, Jéferson Luiz de Azeredo, Lucas Dominguini,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO objetivo do estudo foi compreender os motivos pela escolha da licenciatura, o processo de formacao e suas percepcoes sobre a funcao do professor na sociedade atual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida de forma coletiva. Foram realizadas entrevistas do tipo semi-estruturada com 05 alunos do Curso de Artes Visuais e 05 alunos do Curso de Matematica da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Criciuma, SC. O estudo demonstrou que a escolha do curso se deu pela identificacao com a area ou com a profissao docente ou por influencia familiar. Mediar conhecimento, desenvolver o pensamento critico, formar o cidadao e o que caracteriza a profissao. Ha criticas sobre o distanciamento entre a formacao e a realidade escolar. Para alem dos conteudos especificos, a formacao esta alicercada em principios e compromissos dos futuros professores com a busca da autonomia e emancipacao dos sujeitos, e de sonhos de transformacao da sociedade.
Referência(s)