Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem

2007; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.14242

ISSN

1679-1916

Autores

Atricia Alejandra Behar, Liliana María Passerino, Maira Bernardi,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente artigo apresenta uma discussão teórica em torno do conceito de modelo pedagógico para EAD e dos elementos que o compõem. Abordando elementos epistemológicos, propõe-se uma revisão do conceito de arquitetura pedagógica ampliando para o construto de modelo pedagógico. Esta discussão teórica constitui-se a base para a construção de um objeto de aprendizagem denominado ARQUEAD. Este visa ser um instrumento norteador na formação de professores para atuarem na modalidade à distância. Finalmente, apresenta-se o objeto de aprendizagem ARQUEAD desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação(NUTED/UFRGS).

Referência(s)