AÇÕES DE GESTÃO AMBIENTAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: O QUE TÊM SIDO FEITO POR ELAS?
2009; CENTRO UNIVERSITARIO FEI; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Inglês
10.5773/rgsa.v3i1.115
ISSN1981-982X
AutoresRaquel Engelman, Rubia Marcondes Guisso, Edi Madalena Fracasso,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoNas ultimas decadas as questoes ambientais estao gerando mudancas nos processos economicos e produtivos mundiais como reflexos das exigencias da sociedade em relacao a valores e um crescente processo de conscientizacao ecologica, onde ja e possivel entrever um numero crescente de universidades em varias partes do mundo desenvolvendo estudos e implementando praticas ambientais nos seus campi. Nesta vertente, as Instituicoes de Ensino Superior desempenham um importante papel, ao serem fonte de conhecimento e exemplo para a sociedade. Esse artigo trata das acoes ambientais oriundas das IES, visando identificar se ha um comprometimento por parte das instituicoes com uma gestao ambiental e quais as praticas realizadas neste sentido nao so porque atuam na formacao dos valores da comunidade, mas tambem por servirem de modelo, influenciando a sociedade. Praticas ambientais visando o desenvolvimento sustentavel tem sido realizadas pelas universidades pesquisadas e ha inclusao de objetivos ambientalmente sustentaveis em seus programas de difusao de conhecimentos e em suas proprias politicas internas. Os resultados mostram que apesar de barreiras financeiras, muitas iniciativas sao tomadas nesse sentido e ha um processo crescente de conscientizacao em todas as pessoas envolvidas com as IES. Palavras-chave: Instituicoes de Ensino Superior (IES); Comprometimento; Praticas Ambientais. Abstract In the last decades environmental issues are leading to changes in productive and economic global processes as reflections on society’s demand related to values and to a growing ecological awareness, where it is possible to identify a growing number of universities in various parts of the world developing studies and implementing environmental practices on their campuses. According to these aspects, higher education institutions (IES) play an important role, as source of knowledge and example for society. This article is about the environmental practices of IES, and it aims to identify if there is a commitment by the institutions with environmental management and what practices are being taken in this direction, not only because they participate in the formation of community’s values but also serving as a model, influencing society. Environmental practices aiming sustainable development are part of the reality of the surveyed universities, and there is an inclusion of environmentally sustainable goals in their programs of knowledge dissemination and in their own internal policies. The results show that despite financial barriers, many initiatives are taken in this direction and there is a growing awareness process with all individuals involved with the IES. Keywords: Higher Education Institutions (IES); Commitment; Environmental Practices.
Referência(s)