COMUM PARA QUEM
2014; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
1809-3876
Autores Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO objetivo deste ensaio “Comum para quem?” e explicar a um publico amplo, internacional, a ideia geral da reforma da educacao nos Estados Unidos e a necessidade desta ser entendida no contexto de uma agenda politica maior, defendida por uma coagulacao das forcas corporativas e federais para assumir o controle da educacao publica. Esta historia e, certamente, de âmbito nacional e se reflete com toda a certeza e complexidade nos Padroes do Curriculo Comum estabelecidos pelo Estado. No entanto, agendas politicas maiores nao sao visiveis no ar e os detalhes em ambientes locais, incluindo o meu proprio estado de Wisconsin, sao fundamentais para a compreensao dos quadros, atraves do qual coligacoes de oposicao e apoio a educacao publica sao formados. Assim, neste ensaio, detalhadamente, o autor − que e alternadamente professor, video-documentarista e defensor da educacao publica − personaliza o que esta tomada de controle da educacao publica aparenta, de dentro da luta. Para concluir, uma das principais constatacoes e que a luta contra o Curriculo Nacional Comum, enquanto autenticamente significativa, muitas vezes e desagregada (intencionalmente?) do ataque generalizado ao ensino publico sob a forma de cortes no financiamento da escola, subsidios a escolas privadas usando os impostos pagos pelos contribuintes, e modelos de valor agregado que ligadas por avaliacoes de desempenho e consequente remuneracao de professores limitam a autonomia profissional do professor e do pesquisador na formacao de professores.
Referência(s)