Adaptação do estudante ao ensino superior e rendimento académico: Um estudo com estudantes do primeiro ano de enfermagem
2007; Coimbra University Press; Linguagem: Português
10.14195/1647-8614_41-1_10
ISSN1647-8614
AutoresHelena Cristina das Neves Mira Freitas, Nicolau de Almeida Vasconcelos Raposo, Leandro S. Almeida,
Tópico(s)Occupational Health and Burnout
ResumoA adaptação ao ensino superior pode ser entendida como um processo multidimensional, que requer da parte do estudante um desenvolvimento de competências adaptativas a um contexto novo e às suas próprias transformações. Estas competências adaptativas podem ser desenvolvidas, ou não, pelas vivências académicas do estudante, assumindo-se que tais vivências vão interferir no seu rendimento académico. Neste estudo analisamos as vivências académicas de alunos do 1º ano de enfermagem repartidas pelas cinco dimensões: interpessoal, pessoal, vocacional, estudo e institucional. Os resultados apontam que o rendimento académico dos estudantes do primeiro ano se encontra mais associado com as classificações que os alunos trazem do ensino secundário do que com as suas vivências adaptativas ao ensino superior.
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