Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

De “O Nome da Rosa” ao “O Código Da Vinci” verdade, mentira, autoritarismo e individualismo na disseminação da informação

2006; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português

10.20396/rdbci.v4i3.2028

ISSN

1678-765X

Autores

Patrícia Zeni Marchiori,

Tópico(s)

Brazilian Legal Issues

Resumo

Apresenta uma leitura de dois best sellers contemporâneos sob o ponto de vista da disseminação da informação. Discutem-se os conceitos de verdade, a busca da verdade, o acesso à informação, as motivações e critérios individuais que se sobrepõem à necessidade, validação e uso da informação. Considerando-se que o universo pessoal representa a fronteira do entendimento e da aceitação da informação como verdade, pelo menos três dimensões concorrem para o acesso à informação, e são afetadas pelas novas tecnologias. Tais tecnologias respaldam uma nova ordem de comunicação, cuja tendência crescente é a de transferir a responsabilidade plena sobre o processo de busca e uso da informação para o consumidor, acarretando leituras não convencionais sobre critérios de qualidade da informação e o surgimento de uma nova categoria de direitos civis: o direito intelectual. Abstract Whilst information dissemination has been the subject of much scrutiny, two contemporary best sellers offer the opportunity to discuss some aspects about the concept of truth, the search for truth, information access, motivation and individual criteria regarding information seeking behavior. New technologies pervade this scenario, creating a new communication order, in which the ultimate information consumer is now the solely responsible for his/her (cognitive) information quality control. A new class of ideas is rising on this matter, named so far as “intellectual rights”.

Referência(s)