Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação da educação superior na revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação: ênfases e tendências

2011; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 19; Issue: 71 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40362011000300002

ISSN

1809-4465

Autores

Maria das Graças Medeiros Tavares, Maria A. A. Oliveira, Otília Maria Lúcia Barbosa Seiffert,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O artigo analisa as ênfases e tendências dos textos publicados pela revista Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, tomando como referência a política de avaliação para a educação superior. Reconstitui o cenário brasileiro da avaliação nos governos de Fernando Henrique Cardoso (FHC) (1995-1998 / 1999-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006 / 2007-2010). Relaciona as temáticas dos artigos em cada período histórico e aponta as concepções de avaliação presentes nas análises. Finaliza com reflexões acerca da importância do periódico, enquanto espaço de socialização dos estudos sobre avaliação da educação, especialmente da educação superior, destacando que a ênfase/tendência dos textos publicados contém a ideia da avaliação como desempenho e avaliação associada à qualidade da educação.

Referência(s)