Artigo Revisado por pares

Terræ Didatica chega para ampliar a interseção entre Ciências da Terra e Educação

2005; Volume: 1; Linguagem: Português

ISSN

1980-4407

Autores

Os Editores,

Tópico(s)

Geography and Environmental Studies

Resumo

O interesse crescente por temas geocientificos nas sociedades contemporâneas pode ser evidenciado de inumeras formas. Dentre elas, sobressai-se o chamado cinema-catastrofe, vantajosamente aproveitado pelos produtores internacionais, que apresentam – e representam – diferentes tipos de ameacas as populacoes na Terra, sempre relacionadas a fenomenos naturais, cuja dinâmica tem sido muitas vezes agravada por efeitos incontrolaveis das acoes e processos antropicos. Sao representacoes, ou seja, um tipo de exibicao que busca fazer com que as pessoas aceitem um certo modo de ver, ou assumam determinado ponto de vista. Ao provocar a reflexao de numerosissimas pessoas sobre esses efeitos, os produtores, deliberadamente ou nao, conseguem despertar/fortalecer alguma consciencia ambiental sobre o resultado de nossos padroes de consumo de bens naturais e utilizacao de espacos fisicos e apropriacao de seres vivos, bem como as crescentes taxas de aproveitamento de fontes de energia. Nesse contexto, e no âmbito das modernas tecnologias de informacao e comunicacao, o ensino-aprendizagem das Ciencias da Terra ganhou importância sem precedentes. Ao conceber a publicacao que foi denominada Terrae Didatica , o Instituto de Geociencias da Unicamp imaginou uma maneira ordenada de ampliar a difusao de materiais didaticos, recursos educativos, noticias e outras informacoes, em formato eletronico, de interesse direto das comunidades de Geologia, Geografia e Educacao, do Brasil e de outros paises, particularmente a comunidade ibero-latino-americana. Se aquelas ameacas permanecessem apenas no campo virtual, o interesse seria meramente passageiro e motivado sobretudo pela curiosidade. O noticiario dos acontecimentos recentes, dispersos pelo planeta, mostra, contudo, que existe interesse pratico direto no estudo das causas e efeitos de sismos, terremotos, vulcoes, tsunamis, enchentes, deslizamentos de terras e outros fenomenos. Algum grau minimo de conhecimento sobre Ciencias da Terra passou a fazer parte da bagagem que um cidadao deva carregar em vida; tais conceitos ajudam-no a conviver melhor com fatores que podem atingi-lo ou a seus descendentes, uma vez que afetam a sobrevivencia da especie no planeta Terra. Educacao Embora tal compreensao possa escapar, infelizmente, da capacidade de abstracao e entendimento da media das pessoas, a principal tarefa da Educacao consiste em aproximar o universo intelectual de um cidadao com os temas e situacoes externas, que de algum modo lhe digam respeito. A mesma curiosidade que motivara antigos exploradores a percorrer regioes distantes, em busca do inusitado e do pitoresco, pode estar presente na observacao das modernas imagens de satelite, acessiveis por meios eletronicos de [e em] qualquer lugar do globo. Questoes despertadas pelo noticiario de jornais e outros veiculos de comunicacao tocam inevitavelmente nos processos atuantes no Sistema Terra, que envolvem a interacao de suas diversas esferas materiais. Aspectos historicos desses processos, enfatizados quer pelos registros fosseis, quer pelas rochas, camadas e outros arranjos singulares, requerem organizacao sistematica de conhecimentos para serem adequadamente compreendidos. As Geociencias sao prodigas, ainda, em reconstrucoes e animacoes, outra forma ordenada de propiciar viagens pelo tempo, rumo ao passado do planeta. Tais viagens – ao presente, em locais remotos, ou ao passado remoto de um dado local – nos ajudam a observar melhor o que acontece (ou aconteceu) a nossa volta e a entender fatos que podem potencialmente afetar nossas vidas. Terrae Didatica assume, pois, a relevante tarefa de divulgar acoes educacionais, fomentar a busca de novas experiencias pedagogicas e estimular intercâmbio de metodologias de ensino e praticas educativas inovadoras. Animacoes, jogos, demonstracoes ou aplicacoes de resultados de pesquisas academicas e profissionais podem e devem despertar inovacoes no campo didatico. Os autores de comunicacoes cientificas publicadas pela revista Terrae estao sendo aqui convidados a produzir materiais didaticos originais capazes de conectar, criativamente, sua pesquisa com outros campos do conhecimento. Aos recursos da Informatica tem sido creditado, com insistencia, a capacidade de promover verdadeiras revolucoes educacionais, menos talvez pelas realizacoes comprovadas, do que pelo potencial detectado/imaginado pelas pessoas. Algumas analises e reflexoes classicas assinalam, por outro lado, que esse potencial tem sido exagerado desmesuradamente. Ha, contudo, um ponto em comum para o qual os estudiosos parecem convergir: estamos ainda muito longe de explorar criativamente todas as possibilidades que os meios eletronicos nos oferecem para aumentar nossa capacidade de comunicacao e transmissao de ideias e conceitos. O convite esta, pois, aberto a todos os colaboradores em potencial. Ideias e iniciativas destinadas a ampliar o ensino-aprendizagem das Ciencias da Terra e divulgar diferentes aspectos desses campos do conhecimento sao fortemente estimuladas a aparecer nas paginas eletronicas desta publicacao. Neste numero No primeiro numero, parece bastante positivo o fato de que as comunicacoes tenham forte vies academico e certo carater de divulgacao das Ciencias da Terra. E natural e inevitavel, ate certo ponto, que tenha havido participacao intensa de docentes do Instituto de Geociencias da Unicamp, os unicos capazes de conhecer antecipadamente os objetivos da publicacao, que se torna aberta a partir de agora. A primeira comunicacao discorre, com base na literatura especializada, sobre o tema Tempo Geologico , uma das principais contribuicoes das Geociencias para a Ciencia. Utilizando exemplos atraentes e ilustracoes extraidas de outras obras, os autores procuram destacar as bases conceituais dos diversos metodos utilizados no estudo do passado da Terra. Sao descritos os fundamentos da determinacao radiometrica e os requisitos necessarios para que conjuntos de isotopos de elementos quimicos funcionem como relogios geologicos. Sugestoes de cunho didatico aparecem ao final do trabalho, buscando estimular que um professor e seus alunos possam exercitar experiencias praticas para medicao de tempo e compreendam a ideia de Tempo Profundo . A segunda comunicacao nasceu da dissertacao de mestrado do primeiro Autor (A. Scortecagna), orientado pelo segundo (O.B.M. Negrao), acerca das alternativas de utilizacao de trabalhos de campo como recurso didatico. Baseados em uma revisao das principais contribuicoes na literatura sobre o tema, os autores tratam, com dominio e seguranca, de algumas opcoes pedagogicas de emprego do campo para a introducao de estudantes ao estudo de Geologia e ciencias afins e para a construcao de conhecimentos sobre o meio natural. O terceiro artigo , produzido pelo prof. F.F.M. de Almeida, a mais eminente personalidade das Geociencias no Brasil, resulta de uma de suas palestras, proferidas em uma das homenagens que recebera no ano de 2005. A edicao de um livro propiciou notavel reflexao sobre a importância da obra desse pesquisador para o entendimento da Geologia nacional, ao longo de mais de seis decadas de vigorosa dedicacao. Este numero de Terrae Didatica apresenta, em primeira mao, a integra do trabalho mais recente de sua lavra, no qual destaca o papel exercido pelos geocientistas nacionais na formulacao da moderna teoria da Tectonica de Placas, a grande revolucao das Geociencias, ocorrida em pleno seculo XX. As paginas eletronicas de Terrae Didatica abrigam, ainda, relatos de sucessivas reunioes que desde 2001 movimentam os cursos universitarios brasileiros de Geologia, em busca da melhoria do ensino. Na pagina de apresentacao dos relatos estao os principais elementos dessa discussao e sua importância para a comunidade academica nacional de Geociencias. Antes de encerrar este editorial, na honrosa oportunidade de lancamento do primeiro numero, convidamos o leitor a conhecer os padroes e normas de apresentacao da revista e as instrucoes atualizadas para autores. Em grande parte, os canais de submissao de artigos e comunicacoes serao os mesmos, tanto para Terrae Didatica , como para a revista cientifica Terrae . Fazemos votos de que as comunicacoes aqui contidas sejam uteis; ao mesmo tempo, gostariamos de reforcar nosso convite aos colaboradores em potencial para que aproveitem este espaco de divulgacao de ideias e propostas, que pertence a comunidade da qual nos orgulhamos de fazer parte.

Referência(s)