Estado absoluto e ensino das primeiras letras: as escolas régias (1772-1794), na tese de Áurea Adão (1997)
2008; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 12; Issue: 25 Linguagem: Português
ISSN
2236-3459
Autores Tópico(s)Educational Practices and Policies
ResumoA analise aqui apresentada do estudo de Aurea Adao sobre as Aulas Regias instituidas pela politica pombalina, na segunda metade do seculo XVIII, integra uma pesquisa mais ampla sobre a Historia educacional portuguesa. A obra enfocada tem qualidades em demasia para que entendamos o significado muito especial que adquiriu, no conjunto de iniciativas daquela historiografia, seja por tratar a Historia como oficio, atenta as exigencias de rigor metodologico, o que e demonstrado pelo modo como lida com as fontes documentais e suas lacunas; seja pela atitude de cautela que adota em suas explicacoes e avaliacoes do significado da Reforma de Pombal e dos seus desdobramentos no Reinado de D. Maria, em relacao ao ensino elementar e no confronto estabelecido com a historiografia consultada. A sua posicao como historiadora parece ser de equilibrio permanente, evitando reproduzir juizos ideologicos muito comuns que recaem em apologias claras ou criticas infundadas, porque se apoia na leitura interrogativa das fontes escolhidas e no confronto historiografico, no que respeita a busca de entendimento acerca da influencia recebida por aquela reforma do ambiente ideologico e politico da Europa iluminista no periodo analisado. Considerado do ponto de vista temporal, o seu estudo, embora esteja centrado no curto periodo ja assinalado, se apoia claramente numa habilidosa estrategia de recuos e avancos, que a leva a reconstruir a reforma Pombalina, a partir do confronto entre os seus antecedentes e dinâmica posterior ao reinado de D. Jose, para examinar de onde aquela reforma partiu em termos de estrutura escolar e aonde chegou, na fase posterior a queda do Ministro Pombal, recriando, assim, a triade passado/presente/futuro como lugar de observacao da historia e evitando a narrativa de base cronologico-linear, tao comum aos estudos de historia educacional baseados em fontes documentais e arquivos oficiais.
Referência(s)