Artigo Revisado por pares

FAZER SURGIR ANTIESTRUTURAS: ABORDAGEM EM ESPIRAL PARA PENSAR UM CURRÍCULO EM ARTE

2012; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1809-3876

Autores

Marina Marcondes Machado,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este texto apresenta uma reflexao sobre curriculo e arte, propondo um pensamento para o ensino da arte em “espiral”, ao dialogar com a abordagem “triangular” tal como discutida por Ana Mae Barbosa. Em conversa com Ana Mae Barbosa, Maurice Merleau-Ponty e Victor Turner, a autora desenha uma interface entre Educacao e Fenomenologia e revisita os Parâmetros Curriculares Nacionais, contribuindo para o debate curricular na area do conhecimento artistico por meio de uma leitura propria da “infância” e do “ensino de Arte” – leitura onde o adulto propoe experiencias sensiveis a criancas e jovens levando em conta, sempre, o ponto de vista do aluno. A autora propoe que o professor, mergulhado nos modos de vida da comunidade de pais e alunos, torne-se um professor performer: aberto a novidade e ao estranhamento, catalisador de antiestruturas (Victor Turner) e sintonizado com as culturas da infância (Manuel Sarmento). Neste caminho, o educador da area de artes trabalhara as linguagens artisticas de modo integrado e hibrido: âmbitos das teatralidades, das corporalidades, das espacialidades e das musicalidades reunidos com riqueza em ambientacoes, situacoes e paisagens a serem usufruidas e recriadas pelos educandos

Referência(s)