Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Pesquisando a partir do pensamento complexo - elementos para uma metodologia de desenvolvimento eco-sistêmico

2006; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 29; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1981-2582

Autores

María Cándida Moraes, Saturnino de la Torre de la Torre,

Tópico(s)

Educational theories and practices

Resumo

O artigo aporta algumas ideias de como e possivel encarar a pesquisa em Educacao, a partir do Pensamento Complexo de Edgar Morin, bem como do que estamos chamando de Pensamento Eco-Sistemico elaborado por M.C. Moraes. Para tanto, os autores propoem a metodologia de desen-volvimento eco-sistemico, suportada por determinados principios epistemologicos e compreendida como sendo um processo de construcao do conhecimento, no qual se retomam, em diferentes momen-tos e de maneira interativa e recursiva, os objetivos, as estrategias e as avaliacoes feitas, visando melhor compreender a dinâmica processual e as mudancas ocorridas. Implica um procedimento meto-dologico interativo, dinâmico, aberto e recursivo, caracterizado pela construcao de estrategias de acao, estrategias adaptaveis e sujeitas as mudancas no processo e que sendo desenvolvidas durante a pesqui-sa estao tambem sujeitas ao imprevisto e ao inesperado, requerendo, portanto, pluralidade de amostras e de instrumentos, bem como uma melhor compreensao dos resultados. Sao estrategias que avancam mediante momentos e circunstâncias criadas, diferentemente das etapas e estagios regulares, ordena-dos e previsiveis, que caracterizam a pesquisa tradicional. O rigor e a validade cientifica dos conheci-mentos cientificos construidos a partir deste referencial devem ser avaliados a partir das evidencias identificadas, da utilidade do conhecimento produzido, da probabilidade de polinizacao dos resultados em outros contextos, da confirmabilidade dos processos registrados, bem como do carater etico dos procedimentos adotados. Descritores – Paradigma eco-sistemico; pensamento complexo; metodologia cientifica. ABSTRACT – This paper contributes some ideas on the possibility of approaching Educational Research based upon Morin’s Complex Thought, as well as what we call the Ecosysthemic Thought, by Moraes. For this purpose, the authors propose an ecosystemic development methodology, suppor-ted by certain epistemological principles and understood as a knowledge constructing process here objectives, strategies and assessments are reconsidered in different moments, both interactive and recursively, aiming at better understanding the process dynamics and changes occurred. It also implies an interactive, dynamic, open and recursive methodological procedure characterized by the construction of adjustable action strategies subjected to process changes, which are developed during the resear-ch and thus also subjected to the unforeseen and the unexpected, requiring plural samples and instru-ments, as well as a better understanding of the results. These are strategies advancing by means of created moments and circumstances, differently from the regular, ordered and predictable stages and steps characterizing traditional researches. The scientific accurateness and validity of knowledge built on this theoretical rationale shall be assessed based upon identified evidences about the usefulness of the knowledge produced, the probable polinization of the results in different contexts, the confirmabil-ity of the processes recorded, as well as the ethical nature of the procedures adopted. Key-words – Eco-systemic paradigm; complex thought; scientific methodology.

Referência(s)