
SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS EM TEMPO-REAL NA ÁREA HOSPITALAR: UM ESTUDO DE CASO PARA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
2014; Postgraduate Program in Tourism of the Federal University of Rio Grande do Norte; Linguagem: Português
10.18816/r-bits.v4i1.3602
ISSN2236-1103
AutoresYáskara Ygara Menescal Pinto Fernandes, Pedro Fernandes Ribeiro Neto, Antônio Higor Freire de Morais, Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim,
Tópico(s)Context-Aware Activity Recognition Systems
ResumoA automação hospitalar consiste em uma área que está em constante crescimento. Os processos envolvidos na mesma estão sendo informatizados e automatizados cada vez mais com novas tecnologias tanto de software como de hardware. Fato este, que implica no aumento do número de informações e complexidade no desenvolvimento de sistemas e gerenciamento de dados. Nesse sentido, várias pesquisas têm sido desenvolvidas e geralmente tem abordado vários dos problemas que são pertinentes aos processos que podem ser automatizados, tais como: segurança, comunicação, confiabilidade e desempenho das aplicações, dispositivos biomédicos, usabilidade dos sistemas, consistência lógica e temporal dos dados transações, entre outros. Considerando tais problemas, os sistemas de gerenciamento de banco de dados em tempo-real (SGBD-TR) apresentam características necessárias para garantir a validade lógica e temporal dos dados e transações, além de serem projetados para gerenciar grande volume de dados. Os SGBD-TR podem ser aplicados em: automação hospitalar, aviação, redes de sensores, entre outras. Essas aplicações possuem como característica o fato de, precisam executar em ambientes abertos e imprevisíveis por apresentar grande distribuição geográfica, alta heterogeneidade, inexistência de controle global, falhas parciais e falta de segurança. Portanto, considerando a complexidade dessas aplicações, torna-se fundamental realizar um estudo de caso em unidade de terapia intensiva (UTI), onde buscamos automatizar dados e transações em tempo-real com restrições temporais, considerando a consistência lógica e temporal dos mesmos. Dessa forma, serão utilizadas técnicas de qualidade de serviço para definir os níveis de corretude e de desempenho que devem ser satisfeitos pelas aplicações. Através do estudo de caso é possível realizar análises e simulações, buscando orientar o processo de tomada de decisão e propor soluções para a melhoria.
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