Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Perfil do Estudante de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), 2013

2015; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 39; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/1981-52712015v39n1e01092014

ISSN

1981-5271

Autores

Francisco de Assis Brito Cardoso Filho, Juliano Fontenele Magalhães, Kássio Murillo Leite da Silva, Izete Soares da Silva Dantas Pereira,

Tópico(s)

Diversity and Career in Medicine

Resumo

O objetivo deste trabalho é mostrar o perfil do estudante de Medicina da UERN por meio de um estudo transversal feito em 2013 com 72 alunos, utilizando questionário autoaplicável e anônimo. Foram coletadas informações socioeconômicas sobre o curso e o processo ensino-aprendizagem. Verificou-se predomínio do sexo masculino (58,0%), brancos (48,6%), solteiros (90,3%), renda familiar até R$ 2.565,00 (20,5%) e ensino fundamental e médio cursados somente em escola pública (58,3% e 61,1%, respectivamente). Os estudantes escolheram a profissão por adequação à aptidão pessoal e vocacional (37,5%) ou possibilidade de realização pessoal (31,9%) e se dizem satisfeitos com o curso (98,6%). Muitos alunos relatam que atividades excessivas e ansiedade são os fatores estressores que mais interferem no desempenho acadêmico. Grande parte (88,9%) indica a internet como principal fonte de informação. Os resultados mostram o impacto positivo do sistema de cotas no ingresso do aluno da rede pública de ensino no curso de Medicina da UERN, os efeitos da imensa carga horária curricular sobre a qualidade de vida e a influência do modelo de ensino flexneriano preconizado, atualmente, no Brasil.

Referência(s)