
AÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE FÍSICA COM FOCO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
2012; Volume: 29; Linguagem: Português
10.14295/remea.v29i0.2944
ISSN2318-4884
AutoresRosângela Inês Matos Uhmann, Lenir Basso Zanon,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO tema de investigacao deste texto e decorrente de preocupacoes levantadas na pratica docente da professora de Estagio Curricular Supervisionado sobre a desarticulacao escolar frente a funcao social da escola na sociedade, compartilhada com os licenciandos do 5o semestre. Estudos apontam para a necessidade dos sujeitos escolares se apropriarem do conhecimento especifico permeado pela consciencia ambiental, cultural e social. Esse quadro levou a trazer parte dos resultados da pesquisa realizada no Mestrado em Educacao nas Ciencias da UNIJUI-RS, contemplando as interacoes em aulas de fisica atraves de tres cenarios. Trata-se de uma pesquisa qualitativa junto a uma turma de estudantes do 3o ano do Ensino Medio de uma escola estadual do municipio de Roque Gonzales-RS. A questao norteadora foi: como a Educacao Ambiental esta articulada ao ensino de fisica no que diz respeito ao uso da energia, em especial, sobre as Estrategias de Ensino usadas e interacoes dos sujeitos escolares para compreender as relacoes da sociedade com o ambiente? Os resultados revelaram que os professores precisam compreender o complexo espaco-tempo escolar devido funcao democratica e transformadora, inclusive de dimensao socioambiental em consonância, atraves da contextualizacao, imbricados na interacao e dialogicidade.
Referência(s)