Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A CARTOGRAFIA NO ENSINO: OS DESAFIOS DO MAPA DA GLOBALIZAÇÃO

2014; Issue: spe Linguagem: Português

10.11606/rdg.v0i0.545

ISSN

2236-2878

Autores

Fernanda Padovesi Fonseca,

Tópico(s)

Historical Geography and Geographical Thought

Resumo

<p>A partir de uma reflexão sobre o papel epistemológico da cartografia na relação com a complexidade do mundo, reflexão essa que procura refutar a interpretação que o mapa simplifica o complexo, o artigo enfatiza que a grande questão do ensino da cartografia permanece sendo a desconexão existente entre as práticas cartográficas e as elaborações no interior da geografia. O artigo procura demonstrar isso por meio do exemplo contemporâneo do processo de globalização. Por sua vez, esse processo exige para seu entendimento novas elaborações no campo da geografia, e também uma atualização (ou renovação) do mapa-múndi, cuja versão convencional é incompatível com as novas realidades que estão criando um mundo de fato.</p><p><strong><em></em></strong><em><br /></em></p>

Referência(s)