Artigo Acesso aberto

Direção e movimento em solfejos tonais

2013; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Inglês

10.34018/2318-891x.1(1)111-123

ISSN

2318-891X

Autores

Graziela Bortz,

Tópico(s)

Music Education and Analysis

Resumo

O trabalho cita a correlacao existente entre diversos livros-texto de harmonia, contraponto e percepcao musical influenciados pela teoria schenkeriana nas ultimas decadas e comenta brevemente algumas estrategias utilizadas em aulas de solfejo na decodificacao de alturas. Em seguida, discute questoes de direcao e movimento envolvidos na leitura a primeira vista de musica tonal. Acredita que essas questoes devam ser enderecadas desde o primeiro contato com uma nova partitura e constroi argumentos baseados no estudo de camadas estruturais envolvidas na composicao tonal. Utiliza para isso ferramentas da teoria schenkeriana e seus conceitos de linha e baixo fundamental, ilustrando ambiguidades de interpretacao que podem existir ate mesmo em solfejos simples, como no inicio da cancao Der Entfernten , D. 350 de Franz Schubert, cujo primeiro periodo e apresentado no livro de solfejo de Ottman (1995). Apresenta, tambem, como ilustracao de analise de melodia polifonica, o Minueto II da Suite n. 2 em Re menor, BWV 1008, para violoncelo de J. S. Bach. Conclui afirmando que as sutilezas de interpretacao nao devem ser desconsideradas nas mais variadas disciplinas, das aulas de percepcao e teoria as de performance e que tampouco a teoria deve ser reservada apenas as aulas teoricas para que, de fato, as experiencias musicais se tornem interdisciplinares. Direction and movement in tonal sight-singing Abstract: The article mentions the existing correlation among different textbooks of harmo- ny, counterpoint and ear-training that have been influenced by schenkerian theo- ry in the last decades. After briefly commenting upon strategies used to decode pitches in sight singing lessons, the work discusses questions about musical direction and movement involved in tonal sight singing. The author believes that those questions should be addressed on the very first contact with a new music part, and builds arguments based on structural layers involved in tonal composi- tions. It uses tools of schenkerian theory and its concepts of fundamental line and bass in order to illustrate ambiguities that can exist even in very simple solfeges , as it appears in the beginning of the song Der Entfernten , D. 350 of Franz Schubert, whose first period is presented on the sight singing book by Ottman (1995). It also presents as illustration of analysis of compound melody, the Minuet II from the Suite n. 2 for cello by J.S. Bach, BWV 1008. It concludes affirming that subtleties of interpretation should be considered in a variety of disciplines, from ear- training and theory to performance lessons. By the same token, theory studies should not be reserved to theory classes only, so that, in fact, musical experiences could become interdisciplinary. https://doi.org/10.34018/2318-891X.1(1)111-123

Referência(s)