Um enfoque onto-semiótico do conhecimento e a instrução matemática/An onto-semiotic focus of knowledge and the mathematical instruction
2008; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Inglês
10.17648/acta.scientiae.v10iss2id62
ISSN2526-169X
AutoresJuan D. Godino, Carmen Batanero, Vicenç Font,
Tópico(s)Pragmatism in Philosophy and Education
ResumoNeste trabalho apresentamos uma sintese do modelo teorico sobre o conhecimento e a instrucao matematica que estamos elaborando ha varios anos. Como principais caracteristicas do referido modelo, destacamos: a articulacao das facetas institucionais e pessoais do conhecimento matematico, a atribuicao de um papel-chave a atividade de resolucao de problemas, aos recursos expressivos e a incorporacao coerente de pressupostos pragmaticos e realistas sobre o significado dos objetos matematicos. O modelo da cognicao matematica elaborado se converte no elemento central para o desenvolvimento de uma teoria da instrucao matematica significativa, permitindo tambem comparar e articular diversas aproximacoes teoricas usadas em Educacao Matematica desde um ponto de vista unificado. In this paper we synthesise the theoretical model for mathematical cognition and instruction we are developing in the past years. We highlight the following main features of this approach: the articulation of the institutional and personal facets of mathematical knowledge; the recognition of a key role to problem solving and the language; and the coherent assumption of pragmatic and realist posits for the meaning of mathematical objects. This theoretical framework is used to base the development of a theory of mathematical instruction; it allows also comparing and articulating different theoretical models used in mathematics education from a unified viewpoint.
Referência(s)