A PROPOSTA POLÍTICO‐ PEDAGÓGICA DA ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE DE SABÓIA

2004; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2317-7748

Autores

Patrícia da Conceição Parreiras, Tomaz Martins,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

P ara a organizacao do Sistema de Saude de Sobral, a partir de 1997, sempre foi enfatizada a questao da qualificacao dos profissionais envolvidos em seus servicos de saude. Em resposta a esta discussao em 2001 foi criada a Escola de Formacao em Saude da Familia Visconde de Saboia, objetivando produzir e socializar conhecimentos e praticas de um novo modelo de atencao a saude centrado na promocao, com os profissionais da area e em esfera regional, estadual e nacional. A criacao da Escola se insere na conviccao da existencia de uma nova forma de pensar e de viver a realidade, um novo paradigma civilizacional, denominado aqui de Paradigma Reflexivo. Tanto em saude, como em educacao, como qualquer outra area de conhecimento, encontramo‐nos em um momento de transicao. Isto quer dizer que estamos transitando de uma maneira de pensar e agir para um outro modo de pensar e agir. Transitar dentro de um espaco de conhecimento para outro requer duvidas, criiticas, construcao, mas acima de tudo, reflexao. Ao lado da concepcao de um sujeito que adquire conhecimento, que e ensinado e que aprende, comeca a emergir a necessidade de um sujeito como construtor do conhecimento, um sujeito reflexivo. Assim, apresentamos a Proposta Politico Pedagogica da Escola de Formacao em Saude da Familia Visconde de Saboia, proposta esta que pretende socializar sua forma de ser e agir. Esta forma de ser e agir revela seu compromisso e demonstra a nao neutralidade do ato pedagogico. Apresenta ainda seus eixos vertebradores, discute seus principais conceitos, aponta recursos metodologicos para uma pratica reflexiva e, discute a questao da avaliacao no ensino e na pratica de trabalho na area da saude.

Referência(s)