
Uma ferramenta de autoria para o professor. O que é e o que faz
2006; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 41; Issue: 2 Linguagem: Inglês
ISSN
1984-7726
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO objetivo deste trabalho e descrever uma ferramenta de autoria voltada para a producao de materiais de ensino. Parte-se de uma diferenciacao entre texto, hipertexto e atividade mediada por computador, caracterizando- se atividade como um artefato capaz de interagir com o usuario. Justifica- se o trabalho pela necessidade de capacitar o professor no uso dessa nova tecnologia, ainda pouco explorada em toda sua potencialidade. Faz-se um levantamento das principais ferramentas disponiveis para o professor, dos recursos que elas devem oferecer e das atividades que elas podem produzir. Seis tipos de atividades sao analisadas em detalhe: (1) recuperacao de texto, (2) cloze, (3) reordenacao, (4) associacao, (5) multipla escolha e (6) perguntas abertas. As vantagens e limitacoes de uma ferramenta de autoria sao tambem debatidas. Palavras-Chave: Ferramenta de autoria. Ensino a distância. Producao de materiais.CALL. Abstract The objective of this paper is to describe a teacher authoring tool, aimed at designing teaching materials. Initially a difference is made between text, hypertext and computer-mediated activity, which is characterized as an artifact capable of interacting with the user. The study is justified by the need to empower teachers in the use of this new technology, seen as still unexploited in all its potentiality. The main tools, available for the teacher, are surveyed, including the features they offer and the activities they may produce. Six types of activities are analyzed in detail: (1) text recovery, (2) cloze, (3) reordering, (4) matching, (5) multiple choice, and (6) open questions. The advantages and limitations of an authoring tool are also discussed. Key Words: Authoring tools. Distance learning. Materials design. CALL.
Referência(s)